Segundo a revista Super interessante, o cientista Steve Jones, acredita que a raça humana não terá mais evoluções no futuro.
Os principais argumentos de Jones são esses:
- A seleção natural.
No passado, os humanos dependiam das diferenças hereditárias para suportar o frio, fome e doenças. Isso mudou. Hoje podemos sobreviver apenas colocando um agasalho, comprando comida e tomando uma simples vacina. Não dependemos mais da nossa genética herdada de nossos pais. Antes algumas pessoas tinham muitos filhos e outras não tinham nenhum. Hoje, todo mundo tem mais ou menos o mesmo número de filhos. Assim quase todos passam pelas provas de sobrevivência e reprodução mesma maneira. A seleção natural não faz "efeito".
- Pais jovens
Hoje os homens começam a ter filhos tarde, mas param cedo. Essa mudança repercute na genética: Em um pai de 28 anos, ocorrem cerca de 300 divisões no esperma; já em um pai de 50 ocorrem mais de 1.000 divisões. E, cada vez que ocorre uma divisão celular, existe a possibilidade de uma mutação. Em pais mais novos as chances de mutação diminui. Sendo assim a evolução é mais rara.
- Populações misturadas
Séculos atrás, as pessoas permaneciam perto do lugar aonde nasciam. Hoje, ninguém precisa ter filhos com quem mora ao lado. A população humana está em constante movimento. Assim, grupos pequenos e isolados são cada vez mais raros. O mundo está se transformando num único continente genético.
0 Comente!:
Postar um comentário